terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bolo de Nozes

INGREDIENTES:

Massa:

- 4 ovos (gemas e claras separadas)

- 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 2 xícaras de açúcar

- 1/2 xícara de maple syrup

- 1 xícara de leite

- 150g de nozes picadas finamente

- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

- 1 colher (Sobremesa) de fermento em pó

Para molhar o bolo:

- 2 colheres (sopa) de bailleys

- 1 e 1/2 colher (sopa) de leite

Para o recheio:

- 1 lata de leite condensado

- 200ml de leite de coco

- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

- 1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho

- 1/2 xícara de coco ralado seco

Para a cobertura:

- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro

- 160g de cream cheese, em temperatura ambiente

- 1/3 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

- 2 colheres (sopa) de maple syrup

- Nozes para decorar


MODO DE PREPARO:

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma forma de aproximadamente 25cm de diâmetro, no fundo da forma coloque um pedaço de papel manteiga e unte-o com manteiga também.

2. Em uma tigela, misture as nozes picadas com a farinha de trigo e o fermento. Reserve. Na batedeira bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter uma mistura homogênea. Retire da batedeira e misture a farinha com as nozes alternando com o leite, sempre comece com o líquido e termine com ele. Bata as claras em neve e incorpore a massa. Coloque a massa na assadeira previamente untada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

3. Prepare o recheio enquanto o bolo está assando. Dissolva o amido de milho no leite e leve ao fogo médio juntamente com todos os ingredientes restante. Com a ajuda de uma colher de pau, e mexendo constantemente, deixe o doce cozinhar. Quando estiver mais espesso e soltando do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Quando estiver em temperatura ambiente, leve a geladeira por 30 minutos. Reserve

4. Para a cobertura, misture todos os ingredientes.

5. Para a montagem. Divida o bolo em  duas camadas. Acomode uma camada no prato que for servir, molhe-a com a mistura de leite e Bailleys, distribua o recheio. Cubra com outra camada do bolo e molhe-a com mais uma parte da mistura de Bailleys. Cubra com a cobertura preparada e decore com nozes inteiras e picadas. Leve a geladeira antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário