segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nhoque ao molho funghi com tomate e alecrim

Ingredientes

Para a massa do nhoque
200g de pão italiano dormido, sem casa
2 ovos
260 ml leite integral
60g de farinha de trigo
60g de queijo grana padano ralado fino
Sal a gosto
Quanto baste de azeite extra virgem

Para o molho
10g de funghi secchi
400g de cogumelos frescos variados (paris, portobello, shitake e/ou shimeji)
2 tomates pequenos
1 colher de sopa de azeite extra virgem
3 dentes de alho picados
300 ml de passata de tomate
300 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
Sal e pimenta a gosto
Queijo grana padano ralado para polvilhar

Modo de preparo

Nhoque
Pique o pão em cubos grandes e bata-os em um processador ou liquidificador até que fiquem bem finos. Adicione o ovo e o leite e bata até ficar homogêneo. Passe a mistura para uma tigela e misture a farinha de trigo, o grana padano e o sal. Coloque a mistura dentro de um saco de confeiteiro sem bico, feche e leve-a à geladeira.

Quando a mistura já estiver gelada, coloque-a uma panela de água ligeiramente salgada para ferver. Usando uma tesoura, ou a ponta de uma faca, vá espremendo a mistura pelo saco de confeiteiro e cortando os nhoques, com cerca de 2 cm, diretamente sobre a água fervente. Quando eles levantarem a superfície, recolha-os com uma escumadeira, regue com um pouco de azeite e deixe esfriar em uma travessa larga para que esfriem rápido.

Dicas: caso não tenha um saco de confeiteiro, pode-se usar um saco plástico resistente. Corte um furo com cerca de 2 cm em uma das pontas do saco.

Molho
Cubra os funghi secchi com água morna e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Fatie os cogumelos com cerca de 5mm de espessura. Se estiver usando shitakes e shimejis, retire seus talos e descarte-os. Os Paris e portobellos podem ser fatiados com os talos. Escorra em uma peneira os funghi secchi, reservando a água. Separe os pedaços de funghi e descarte a areia e a poeira que ficara no fundo da peneira.

Corte os tomates em quatro. Descarte as sementes e pique-os em cubos pequenos. Em uma frigideira grande, aqueça bem o azeite e adicione os cogumelos frescos fatiados e o alho. Refogue-os em fogo bem alto até que comecem a parecer úmidos. Adicione então a passata, a água reservado dos funghi e o creme de leite. Pique-os bem. Tempere tudo com sal e pimenta.

Deixe o molho engrossar até a textura desejada. Adicione então o alecrim, os nhoques e o tomate picado. Deixe cozinhar apenas o suficiente para aquecer os nhoques e o tomate. Caso o molho tenha engrossado demais, dilua com um pouco de água ou leite. Corrija o tempero e sirva polvilhado com queijo grana padano ralado na hora.

Um comentário: