sábado, 26 de março de 2011

Sorvete cremoso de caramelo

Ingredientes4 xícaras de creme de leite com 35% de gordura (1 l)
1 vagem de baunilha sem sementes cortada ao meio
6 gemas de ovo
1 xícara de açúcar (250 ml)
1 xícara de azeite de oliva extravirgem frutado (250 ml)
2 xícaras de vinagre balsâmico (500 ml)
Frutas vermelhas frescas como guarnição

Modo de preparo
Aqueça metade do creme de leite com a vagem de baunilha em uma panela pequena em fogo brando por cerca de 2 minutos. Reserve. Enquanto isso, misture as gemas de ovo e o açúcar em uma vasilha por cerca de 2 minutos até obter uma coloração clara e opaca.

Retire a vagem de baunilha e coloque o creme aquecido sobre a mistura de ovos mexendo sem parar. Aqueça novamente a mistura em fogo baixo por cerca de 3 minutos, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Em uma panela média, deixe o vinagre balsâmico ferver em temperatura média até reduzir pela metade – o que deve levar cerca de 10 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Uma vez que o creme tenha esfriado, bata o restante do creme de leite e adicione-o à mistura usando uma colher de pau. Acrescente o azeite de oliva e misture tudo cuidadosamente. Espalhe ¾ da redução de vinagre balsâmico no creme e use um garfo para fazer espirais. Disponha a mistura em um recipiente de aço inoxidável e espalhe o restante da calda balsâmica por cima. Leve ao congelador até endurecer – no mínimo, 4 horas.

Para servir, adicione algumas bolas do sorvete juntamente com as frutas vermelhas frescas a uma bela vasilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário