quinta-feira, 11 de março de 2010

Bolinha de pizza



INGREDIENTES



60g de fermento biológico fresco (para pão)
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 ovo ligeiramente batido
100ml de óleo
350ml de leite em temperatura ambiente
Cerca de 600g de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (sopa) de sal
1 gema de ovo peneirada para pincelar
Queijo parmesão ralado a gosto

Sugestões de recheio:
Marguerita: mussarela ralada, tomate sem semente cortado em cubos e folhas de manjericão.
Napolitana: presunto levemente triturado, mussarela ralada e orégano.
Calabresa: linguiça calabresa levemente triturada e cebola picada.
Banana com canela: banana cortada em cubinhos polvilhado com canela e açúcar.
Chocolate: chocolate meio amargo (ou ao leite) picado






MODO DE PREPARO



Numa tigela dissolva o fermento biológico no açúcar. Acrescente o ovo ligeiramente batido, o óleo e o leite em temperatura ambiente. Misture bem e junte aos poucos a farinha de trigo e o sal.

Vá amassando até que a massa solte das mãos. Deixe a massa descansar em local arejado, coberta com um filme plástico (ou pano de prato) por cerca de 30 minutos até dobrar de volume.

OBS.: O crescimento da massa vai depender da temperatura ambiente, quanto mais frio mais tempo leva para a massa crescer.

Divida a massa em 4 partes e numa superfície lisa e com o auxílio de um rolo abra cada parte de massa até obter uma espessura fina. Com auxilio de um cortador redondo com cerca de 8cm de diâmetro (ou com a boca de um copo) corte discos da massa.


No centro de cada disco coloque o recheio de sua preferência, feche o disco unindo as bordas e modele no formato de bolinha. Vá colocando as todas as bolinhas de pizza arrumadas numa fôrma redonda de pizza (29cm de diâmetro) virada ao contrário, untada e polvilhada com farinha de trigo.


OBS.: Não coloque as bolinhas até a borda da fôrma. Deixe um espaço de cerca de 3cm pois as bolinhas vão crescer e ocupar este espaço.


Pincele as bolinhas com a gema e polvilhe queijo parmesão, deixe descansar por mais 20 minutos e leve ao forno médio preaquecido (180°C) por cerca de 15 a 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário